quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uma esmola pelo amor de Deus

Mais um texto para reflexão. Do site: http://www.oteatromagico.mus.br/novo/blogs/view/900

26/09/08 9:13:58 - Por: Thiago Andrade


"Uma esmola pelo amor de Deus"

A miséria que leva milhares de cidadãos brasileiros à mendicância é, sem dúvida, um dos mais graves problemas sociopolíticos da nossa nação.

Andando pelas ruas de Campina Grande, sou repetidas vezes surpreendido por mãos clementes que, num ato de submissão animalesca, demonstrando a sua constante defesa passiva aos ataques da sociedade, seja através de xingamentos ou até mesmo da indiferença com que são tratados, se estendem seguidas pelo discurso: "dê-me uma ajuda...".

Se ele pede, talvez tenha fome.

Mas o que sentimos quando vemos um mendigo bêbado ou com um cigarro na boca? Revolta? Pensamos que, com o dinheiro gasto na bebida ou no cigarro, poderia comprar comida, pois tudo que ele precisa é se alimentar! O que não pensamos é que o cigarro ou a bebida pode ser a única fonte de prazer de um indivíduo que é torturado pela vida a cada segundo.

Quando somos contrariados, muitas vezes não nos embriagamos, num ato de fuga ao desprazer da frustração? E quanto a estes, jogados nas ruas, sem família, amigos ou lazer, o que farão?

A nossa revolta surge, amiúde, da vontade de submeter os que de nós dependem de alguma forma aos nossos desejos, afinal, somos nós que estamos dando a esmola! O fato de viverem de esmola parece nos levar a pensar que, tratados como animais, recebendo ração para o seu sustento, de nada mais necessitam.

Mas o que esquecemos é que, por menos que pareça, são humanos, humanos como nós, com desejos, angústias e direito a sentir prazer, seja fumando, comendo ou se embriagando, afinal o fazemos a todo instante.

Pode surgir na mente de quem me lê que faço apologia à vadiagem.

Concordo que boa parte daqueles que vivem nas ruas poderia estar desenvolvendo alguma tarefa, mas há oportunidades?

A minha idéia com esse texto é levá-los a uma reflexão acerca do que pensamos acerca daqueles que, por motivos diversos, vivem humilhados e sendo diariamente massacrados pela sociedade capitalista selvagem.

Mais em: http://ppe-psicopoetico.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário