sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Postagem presente de meu amigo Nivaldo sobre meu texto de 28/07/2009...

Olá Fabio

Te ofereço. Fique a vontade para postá-lo, corrigir os erros gramaticais e de pontuação, pois acabei neste momento (o sono me impediu que revisasse). Escrevi dedicado a ti. Motivado pelo texto que postou no seu blog no dia 28/07/2009

Abraços

Do seu amigo Nivaldo

O Presente

Estava pensando sobre o Passado e me veio uma tempestade de situações, erros e acertos, pessoas, amigos, tristezas e alegrias, medos. A minha história referencia a jornada que vivo. Aceito com humildade o que fui. Tem coisas feias lá. Reciclei boa parte, outras retomei a reciclagem conjugando no tempo que estou: O Presente.

A conjugação “fui” me ajuda quando me permite “ser” melhor do que ontem. O que “via” pode ser diferente do que “vejo” agora, o que “sentia” mudou o que sinto hoje...e assim por diante. O presente pode ser ainda mais fascinante que as simples conjugações mencionadas

O Google e o Wikipédia me ajudaram a tentar empolgar quando o solicitei definições, olhe que interessante (quem sabe empolgante): Presente é tudo aquilo que se oferece, de forma gratuita, a alguém com a intenção de fazer este mais feliz, em sinal de atenção, confiança. Algo feito no momento em que se fala. Que exprime ações freqüentes ou corriqueiras’ e Punto exacto de unión entre el pasado y el futuro.

Permita-me através destas definições dar meu significado: a vida nos concede o “presente” com a intenção de nos oferecer de forma gratuita a possibilidade de sermos felizes neste momento, através de ações corriqueiras e freqüentes. Exatamente agora, nem ontem e nem amanhã.

Já pensou no significado de “possibilidade de ser feliz”. O passado serve para nos lembrar que há todo um esforço e sacrifício para ser algo melhor. Lembro quando queria muito passar no vestibular e “ser feliz”. Lembro do que fiz e que poderia ter feito para entrar na faculdade. O passado não pode ser o livro da alienação e nem esquecido no baú de bugigangas. Ele nos lembra em sua história que há possibilidade de ser feliz

Poderia significar para promover mais reflexão as palavras: “possibilidade”, “felicidade” “ações”, “atitudes” que pedem “alimento”, “paz interior”, direção de vida”, (exercícios de felicidade). “Plenitude”.

Concordo que “as possibilidades” podem ficar no campo das hipóteses, mas podem também mostrar que há diversas opções, formas e caminhos para vivermos o presente. Podemos sim escolher o nosso presente que pode ser diferente do passado.

Eu não consigo finalizar o texto somente com reflexões que passam pelo córtex central, fruto da minha subjetividade desprovida de embasamento filosófico. Meu coração latino pulsa a opinar e reclama de uma palavra que não mencioneis e pede para ser plantada em sua alma: amor. Como uma semente o seu significado cresce dentro de ti até o fim de sua vida. Cresce se tiver cuidado contigo. É aí que se faz morada a planta que deve ser cuidada todos os dias.

Significar amor talvez seja impossível pela sua infinitude, porém a reflexão de que hoje podemos ser melhores, que temos a possibilidade de contar uma história melhor, passa por este significado e nos faz avançar no seu entendimento.

Do seu amigo Nivaldo

Valeu Niva, obrigado. E lá se vão 20 anos (antes da Copa do Mundo de 1990!!!) de nossa amizade, e se Deus quiser de uma duradoura amizade...
"Amigo é um irmão que a gente escolhe..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário